Placa de Vídeo com 2Gb Vs 4GB - Afinal Qual a Diferença ? (Comparativo)

Uma dúvida que pode surgir na cabeça de quem pensa em comprar um notebook para jogos é a quantidade de memória de vídeo, afinal será que existe uma diferença considerável entre placas de vídeo do mesmo modelo porém com quantidades de memória de vídeo diferentes, será que vale a pena pagar um valor mais alto por um notebook com mais memória de vídeo? no artigo de hoje vamos colocar lado a lado as vantagens e desvantagens em um comparativo detalhado, para assim facilitar na compreensão dos compradores em fazer a escolha certa.



Entre os modelos de notebooks disponíveis a venda é perceptível a diferença de preços quando colocamos a lado notebooks com a mesma placa de vídeo, porém com quantidades de memória de vídeo diferentes, entre notebooks comuns é comum modelos com 2Gb e 4Gb, já em notebooks gamers a diferença fica entre 3Gb, 4GB, 6Gb e até 8Gb, mas em que isto realmente influencia ?.

Em primeiro lugar é preciso especificar que tipo de gamer você é:

SE VOCÊ É UM GAMER EXIGENTE:
Que prefere em jogar em aparelhos com tecnologia de ponta, notebooks gamers avançados (processadores HQ + placas de video GTX) que são verdadeiras máquinas de guerra, que prefere jogar em resoluções maiores como Full HD, com maiores ajustes gráficos, tipo mais filtros, texturas mais realistas, bordas mais assimétricas (Anti aliasing), mais objetos, obviamente tudo isto irá consumir maior quantidade de memória de vídeo já que os jogos modernos cada vez mais consomem mais memória de vídeo, principalmente os de mundo aberto, portanto no caso de jogadores exigentes, modelos de placas de vídeo com maior quantidade de memória são a melhor escolha pois significam maior capacidade em relação a resoluções.



No entanto toda este exagero de detalhismo gráfico com maiores resoluções (mais píxels na tela, maior carga de trabalho para o notebook) obviamente requer não só mais memória de vídeo, mas também um processador mais potente assim como mais memória ram, refrigeração mais reforçada etc.. de forma que a memória de vídeo maior é apenas uma parte do conjunto para suportar tal exigência, não vai adiantar ter muita memória de vídeo se as outras configurações deixarem a desejar.


SE VOCÊ FOR UM JOGADOR MODESTO:
Se você joga em notebooks comuns (Processadores U + placas de vídeo M) prefere economizar e não se importa muito com gráficos ou ajustes, se não se importa com grandes resoluções e nem com detalhismo gráfico exagerado, placas com quantidades menores de memória já são suficientes pra você, já que a maior parte dos jogos não consome mais que 2Gb de memória de vídeo, na verdade a maior parte dos games ja roda liso com bem menos que 4Gb, então no seu caso não há necessidade de apelar para aparelhos caros, ja conseguirá executar seus games sem ficar esquentando a cabeça com tamanho de memória.




HÁ DIFERENÇA DE CAPACIDADE, MAS HÁ DIFERENÇA DE DESEMPENHO ?
Pode haver Sim ! mas apenas em alguns jogos específicos, de mundo aberto configurados no high-ultra, que venham a consumir muita memória de vídeo para carregar as texturas e objetos, mesmo sendo a mesma placa, mas com quantidades diferentes de memória pode haver diferença de desempenho sim, isto pois a maior exigência pode resultar em uma sobrecarga nas placas de menores quantidades resultando em quedas de frames, ja em placas com maiores quantidades poderão ter taxas de frames mais estáveis ja que não sofreram com estes gargalos, porém somente em alguns títulos específicos e a diferença varia, em grande parte dos jogos o desempenho será o mesmo.




CONCLUSÃO:
Quanto mais memória Vram maior a capacidade da placa de vídeo em trabalhar com resoluções maiores e maiores ajustes gráficos, mais texturas e objetos a placa poderá carregar e menos ela sofrerá com gargalos, a placa de vídeo com 4Gb de Vram tem vantagem em maior beleza e maior nitidez dos gráficos, porém os modelos com 2Gb ja são suficientes para executar muitos jogos de forma fluída, então cada tipo de memória servirá cada perfil gamer, apenas pra finalizar vale ressaltar que a memória de vídeo não é tudo, as outras configurações também são importantes.




9 comentários:

  1. Esse Notebook roda the Sims 4 bom Notebook Acer Aspire15 Es1-572-53gn Core I5-6ªg 4gb 1tb ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, sim, vai rodar com ajustes gráficos no médio.

      Excluir
  2. Qual é o melhor Notebook pra jogar the Sims 4 ? Mim recomendada um !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, se vc quer jogar no medio aquele que voce citou ja esta de bom tamanho, mas se voce quiser jogar com todas expansoes, graficos no high e conteudos personalizados, ai eu recomendaria um note com placa de video dedicada, neste caso clique em meu nome e vera o modelo ideal.

      Excluir
  3. Obrigada agora vou jogar esse jogo top, graças a vooc! Wlv 💘

    ResponderExcluir
  4. O Samsung X23 vai rodar The sims 3 e 4 no ultra com todas as expansões e conteúdos personalizados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, sim, tem este outro notebook do banner na lateral direita >>>
      ´´O notebook mais recomendado pelo blog´´
      ele ta numa faixa de preço parecida que o expert e tem ainda mais poder, recomendo ele tambem, porem o expert também é uma boa pedida, por ter placa de video dedicada consegue executar o game em altas qualidades gráficas.

      Excluir

---------------- O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMENTAR !!!--------------

- SE VOCÊ COMENTAR AQUI, MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA DE AGUARDAR.

- POR FAVOR NÃO POSTE LINKS, CITE O NOME DOS MODELOS AO INVÉS DISTO

- COMPROU NOTE COM DEFEITO ? ENTRE EM CONTATO COM A LOJA QUE VOCÊ COMPROU E SOLICITE A GARANTIA.

- NÃO ME RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- NÃO ENTENDO NADA DE PC DESKTOP, SOMENTE NOTEBOOK.

- COMENTÁRIOS SÃO MODERADOS DE FORMA QUE OS IMPRÓPRIOS SERÃO DELETADOS.

Obrigado pela visita.