quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Comprou um Notebook Com Defeito de Fábrica ? Saiba como Proceder

o que fazer quando notebook tem defeito de fabrica
Infelizmente defeitos de fábrica são uma realidade inevitável, é impossível fazer compras e vez ou outra não sermos premiados com este tipo de situação, acontece com celulares, tablets, computadores, notebooks, impressoras, mouses etc.. todos os tipos de produtos e de todas as marcas sempre vão ter suas taxas de defeitos de fábrica, não importa o quão boa a marca seja ou o quão elogiado um produto seja, eventualmente algum comprador irá se deparar com um defeito de fábrica, mas não se preocupe, neste post venho instrui-lo com o que você deve fazer caso isto ocorra com você.



VOCÊ PODE PEDIR REEMBOLSO AINDA NÃO HAJA NENHUM DEFEITO:
Toda compra feita pela internet garante ao comprador o direito de arrependimento, se você comprou um notebook e não agradou por quaisquer que sejam os motivos, você nem mesmo precisa explicar ou provar nada nos 7 primeiros dias e ainda fazer a devolução e ter seu valor totalmente reembolsado. Basta entrar em contato com a empresa  com a qual a compra foi feita e não se esqueça de documentar o numero do pedido da assistência, é fundamental anotar os números de protocolo de atendimento também, feito isto a empresa que lhe vendeu irá lhe disponibilizar um código para ser usado no correio para envio da devolução de forma totalmente gratuita,  este direito é disponibilizado apenas para compras feitas pela internet e não para compras efetuadas em lojas físicas.


TODAS AS MARCAS TEM DEFEITOS DE FÁBRICA
Aqui no blog ja vi relatos de defeitos de fábrica em todas as marcas, na linha samsung, na linha asus, na linha acer, hp e na linha dell, até marcas premium como avell, msi e Alienware também tem seus problemas, todas as marcas sem exceção, tem suas taxas de defeitos de fábrica, de forma que não é preciso pesquisar muito pra encontrar testemunhos de pessoas reclamando de qualquer modelo que seja, sendo assim acho imaturo a pratica comum que usuários tem de fazer videos e reviews negativos somente para denegrir um modelo de uma marca, quando na verdade este problema esta presente em todas elas, se você for fugir de uma marca só porquê viu alguém reclamar de defeito de fábrica, então você não vai poder comprar de nenhuma porquê todas as outras também tem seus casos, a atitude mais madura a se fazer é o seguinte:


restauração do sistema windows 10
VEJA SE O DEFEITO É APENAS SOFTWARE
Algums problemas relacionados ao software podem ser facilmente resolvidos sem apelar para a garantia, como erros do sistema, lentidão excessiva, falhas gráficas, falhas sonoras, desligamentos, tela azul, congelamentos entre outros problemas que tem como origem o software... para solucionar isto de forma fácil basta experimentar atualizar todos os drivers do sistema, se ainda sim persistir, experimente restaurar o sistema para as configurações de fábrica, o windows 10 possui uma forma muito fácil de fazer isto que qualquer pessoa leiga pode fazer sem ser preciso conhecimento técnico, ja expliquei em um post mais detalhado.


SE O DEFEITO FOR NO HARDWARE:
Se o defeito for hardware, em primeiro lugar, documente de todas as formas possíveis o defeito, desde fazer fotos, vídeo demonstrando como defeito ocorre, testes em softwares, de forma que você constitua a seu favor uma base sólida de todas as provas necessárias para evitar que a marca negue a garantia.


lei do arrependimento
GARANTIA DE 90 DIAS:
Todo produto eletrônico tem no mínimo 90 dias de garantia, se o defeito for externo e perceptível, a garantia começa a contar a partir do dia da entrega, se o defeito for oculto e só for perceptível durante o uso do produto, o prazo começa a valer a partir do momento em que o defeito foi constatado pelo consumidor, o usuário deve guardar todos os emails trocados, protocolos de atendimento entre outros documentos que comprovem a compra e as datas de acionamento das políticas de devolução, e claro sempre exigir a nota fiscal pois é ela quem garante seus direitos do consumidor, as regras acima valem para todas as grandes lojas do brasil.

Esta garantia cobre defeitos de fábrica como Aquecimento, imagem ou som defeituosos assim como desligamentos repentinos, porém nenhuma garantia cobre defeitos causados pelo usuário, como quedas, exposição a umidade, upgrades não autorizados (esta questão depende de marca para marca), consertos feitos em assistências não autorizadas É preciso prestar atenção ao Certificado de Garantia na hora da compra. Em caso de regras abusivas, como requerer que o consumidor arque com quaisquer custos, é possível contestar na Justiça.

Ao perceber um defeito de fábrica, você deve contatar a assistência técnica do fabricante. Muitas vezes não há uma assistência autorizada na região e é preciso entrar em contato por telefone, e-mail, redes sociais ou diretamente no site. Alguns fabricantes disponibilizam suporte remoto, neste caso um assistente tem acesso a sua área de trabalho para fazer ajustes, resolvendo o problema sem a necessidade de enviá-lo para garantia. A maior parte dos fabricantes conhecidos possuem um serviço de assistência técnica satisfatório. De qualquer maneira, para evitar maiores problemas, o melhor é pesquisar sobre a qualidade do serviço de assistência técnica antes de comprar um produto.

Quando o notebook apresenta um defeito de fábrica dentro do prazo de garantia, o fabricante tem o dever de consertar no limite de 30 dias. Mediante o Código de Defesa do Consumidor, não há razões para prolongar este prazo – mesmo por ausência de peças. Se o prazo não for respeitado, você pode pedir reembolso, trocar por um produto novo, ou similar.

Caso o produto retorne da assistência contendo o mesmo problema, o consumidor tem o direito de ser ressarcido com um produto novo ou ter o dinheiro reembolsado. Essencial lembrar que o prazo da garantia vale a partir do instante que o consumidor põe as mãos no produto e não “zera” ao ser enviado à assistência técnica.

Para poder usar a garantia, sempre peça a nota fiscal e guarde bem todos os documentos do aparelho – a nota, o manual e o certificado de garantia quando vier separado. Se você perder a nota fiscal, você tem o direito legal de pedir uma segunda via ao vendedor.



troca ou reembolso
CASO VOCÊ OPTE PELA TROCA DO APARELHO
Você também pode optar pela troca do aparelho por outro novinho, neste caso eles te passam um código do correio para que você possa enviar o modelo defeituoso de volta gratuitamente e assim dentro de 30 dias eles lhe enviam outro modelo novo. Primeiramente você deve se inteirar das regras de devolução da loja em que fez a compra, as grandes lojas costumam ter o link destas politicas de devolução ao fundo da página inicial. De acordo com o procon se este prazo não for cumprido você tem direito de escolher entre receber todo o dinheiro gasto ou ficar com o produto mediante a um desconto compensatório.




4 comentários:

  1. Amigo, estou buscando um note na faixa de 2.5k, nao é exatamente para jogos, mais pra uso pessoal e de cad e etc, porém as vezes posso jogar um CS GO, e ou ate um OVerwatch, mas nao é o foco pois a plataforma principal de jogos é o PS.
    Tenho visto bastante opções mas estou caindo sempre nos Asus x55ub e tem um acer que vem com a 940mx (esse é mais dificil de achar, so que nao sei se o asus tem como instalar aqueles caddys pra usar um ssd, ja que todo mundo fala que esses hds nao acompanham o note, entao esse ta sendo um ponto principal, o que voce me diz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um x555ub é mais do que suficiente, é possivel trocar o HD por um SSD, na verdade é ainda melhor trocar o HD por ssd do que trocar driver de cd por caddy + ssd, então com certeza recomendo o asus.

      Excluir
  2. Bom dia Marco, tenho um notebook HP bem antigo ano de 2010 e uso ele somente para o Word e enviar o trabalho pela internet (só isso) e ele começou a travar muito esta com problema em seu HD (120GB) e estava querendo trocar seu hd e pesquisando no mercado livre percebi que existem uma infinidade de marcas e como não entendo nada do assunto gostaria de saber qual marca e modelo vc me indicaria que não fosse muito caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha amigo essa questão é um pouco complicada pois existe a questão da imcompatibilidade, o que eu mais recomendaria seria levar a um tecnico mais proximo para que ele avaliasse qual modelo seria o especifico para seu notebook, efetuando a compra e instalando.

      Excluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? DENTRO DOS 7 PRIMEIROS DIAS DE USO VOCÊ PODE LIGAR PARA LOJA QUE COMPROU E SOLICITAR O DIREITO DE ARREPENDIMENTO, DEVOLVER O NOTEBOOK E SER TOTALMENTE REEMBOLSADO !

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- LEIA OS TUTORIAIS NA LATERAL DIREITA DO BLOG, AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES JA ESTÃO RESPONDIDAS LA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/