Comprou Notebook Com Defeito ? Saiba o Que Fazer.

o que fazer quando notebook tem defeito de fabrica
Infelizmente defeitos de fábrica são uma realidade inevitável, é impossível fazer compras e vez ou outra não sermos premiados com este tipo de situação, acontece com celulares, tablets, computadores, notebooks, impressoras, mouses etc.. todos os tipos de produtos e de todas as marcas sempre vão ter suas taxas de defeitos de fábrica, não importa o quão boa a marca seja ou o quão elogiado um produto seja, eventualmente algum comprador irá se deparar com um defeito de fábrica, mas não se preocupe, neste post venho instrui-lo com o que você deve fazer caso isto ocorra com você.



NOS 7 PRIMEIROS DIAS VOCÊ PODE PEDIR REEMBOLSO SEM DAR NENHUMA EXPLICAÇÃO
Toda compra feita pela internet garante ao comprador o Direito de Arrependimento, funciona assim, se você comprou um notebook e não agradou por quaisquer que sejam os motivos, não precisa nem mesmo que que o produto apresente defeito, simplesmente pelo fato de você não ter gostado de quaisquer detalhes ou do aspecto do produto ja lhe garante este direito, você nem mesmo precisa explicar ou provar nada nos 7 primeiros dias após o recebimento do produto e ainda fazer a devolução e ter seu valor totalmente reembolsado.


O Código de defesa do consumidor prevê em seu artigo 49, que o consumidor pode desistir no prazo de sete dias a contar de seu recebimento do produto, sempre que a contratação de fornecimento de produtos ocorrer fora do estabelecimento comercial (pela internet). Desse modo, qualquer consumidor pode, no prazo de sete dias, desistir da compra efetivada, mesmo que o produto esteja em perfeitas condições e sem precisar dar nenhuma explicação ou justificativa para tal. É o que se chama ‘direito de arrependimento’”, o consumidor deve receber de volta todos os valores pagos corrigidos monetariamente. “Até mesmo os valores do frete pago pelo consumidor devem ser restituídos, juntamente com o preço do produto, ambos monetariamente atualizados. Não se pode, tampouco, exigir que o consumidor assuma o custo para devolver o produto. Tal despesa também deve ser suportada pelo fornecedor”.


Basta entrar em contato com a empresa  com a qual a compra foi feita e não se esqueça de documentar o numero do pedido da assistência, é fundamental anotar os números de protocolo de atendimento também, feito isto a empresa que lhe vendeu irá lhe disponibilizar um código para ser usado no correio para envio da devolução de forma totalmente gratuita,  este direito é disponibilizado apenas para compras feitas pela internet e não para compras efetuadas em lojas físicas.


TODAS AS MARCAS TEM DEFEITOS DE FÁBRICA
Aqui no blog ja vi relatos de defeitos de fábrica em todas as marcas, na linha samsung, na linha asus, na linha acer, hp e na linha dell, até marcas premium como avell, msi e Alienware também tem seus problemas, todas as marcas sem exceção, tem suas taxas de defeitos de fábrica, de forma que não é preciso pesquisar muito pra encontrar testemunhos de pessoas reclamando de qualquer modelo que seja, sendo assim acho imaturo a pratica comum que usuários tem de fazer videos e reviews negativos somente para denegrir um modelo de uma marca, quando na verdade este problema esta presente em todas elas, se você for fugir de uma marca só porquê viu alguém reclamar de defeito de fábrica, então você não vai poder comprar de nenhuma porquê todas as outras também tem seus casos, a atitude mais madura a se fazer é o seguinte:


restauração do sistema windows 10
VEJA SE O DEFEITO É APENAS SOFTWARE
Algums problemas relacionados ao software podem ser facilmente resolvidos sem apelar para a garantia, como erros do sistema, lentidão excessiva, falhas gráficas, falhas sonoras, desligamentos, tela azul, congelamentos entre outros problemas que tem como origem o software... em primeiro lugar seja paciente com o notebook nos primeiros dias de uso, geralmente nos primeiros dias ele baixa atualizações em segundo plano e por isto apresenta lentidão temporária, dê preferência em baixar os drivers diretamente no site da fabricante, se ainda sim persistir, experimente restaurar o sistema para as configurações de fábrica, o windows 10 possui uma forma muito fácil de fazer isto que qualquer pessoa leiga pode fazer sem ser preciso conhecimento técnico, ja expliquei em um post mais detalhado.


SE O DEFEITO FOR NO HARDWARE:
Se o defeito for hardware, em primeiro lugar, documente de todas as formas possíveis o defeito, desde fazer fotos, vídeo demonstrando como defeito ocorre, testes em softwares, de forma que você constitua a seu favor uma base sólida com todas as provas necessárias para evitar que a marca negue a garantia.


lei do arrependimento
GARANTIA DE 90 DIAS:
Todo produto eletrônico tem no mínimo 90 dias de garantia, se o defeito for externo e perceptível, a garantia começa a contar a partir do dia da entrega, se o defeito for oculto e só for perceptível durante o uso do produto, o prazo começa a valer a partir do momento em que o defeito foi constatado pelo consumidor, o usuário deve guardar todos os emails trocados, protocolos de atendimento entre outros documentos que comprovem a compra e as datas de acionamento das políticas de devolução, e claro sempre exigir a nota fiscal pois é ela quem garante seus direitos do consumidor, as regras acima valem para todas as grandes lojas do brasil.

Esta garantia cobre defeitos de fábrica como Aquecimento, imagem ou som defeituosos assim como desligamentos repentinos, porém nenhuma garantia cobre defeitos causados pelo usuário, como quedas, exposição a umidade, upgrades não autorizados (esta questão depende de marca para marca), consertos feitos em assistências não autorizadas É preciso prestar atenção ao Certificado de Garantia na hora da compra. Em caso de regras abusivas, como requerer que o consumidor arque com quaisquer custos, é possível contestar na Justiça.

Ao perceber um defeito de fábrica, você deve contatar a assistência técnica do fabricante. Muitas vezes não há uma assistência autorizada na região e é preciso entrar em contato por telefone, e-mail, redes sociais ou diretamente no site. Alguns fabricantes disponibilizam suporte remoto, neste caso um assistente tem acesso a sua área de trabalho para fazer ajustes, resolvendo o problema sem a necessidade de enviá-lo para garantia. A maior parte dos fabricantes conhecidos possuem um serviço de assistência técnica satisfatório. De qualquer maneira, para evitar maiores problemas, o melhor é pesquisar sobre a qualidade do serviço de assistência técnica antes de comprar um produto.

Quando o notebook apresenta um defeito de fábrica dentro do prazo de garantia, o fabricante tem o dever de consertar no limite de 30 dias. Mediante o Código de Defesa do Consumidor, não há razões para prolongar este prazo – mesmo por ausência de peças. Se o prazo não for respeitado, você pode pedir reembolso, trocar por um produto novo, ou similar.

Caso o produto retorne da assistência contendo o mesmo problema, o consumidor tem o direito de ser ressarcido com um produto novo ou ter o dinheiro reembolsado. Essencial lembrar que o prazo da garantia vale a partir do instante que o consumidor põe as mãos no produto e não “zera” ao ser enviado à assistência técnica.

Para poder usar a garantia, sempre peça a nota fiscal e guarde bem todos os documentos do aparelho – a nota, o manual e o certificado de garantia quando vier separado. Se você perder a nota fiscal, você tem o direito legal de pedir uma segunda via ao vendedor.



troca ou reembolso
CASO VOCÊ OPTE PELA TROCA DO APARELHO
Você também pode optar pela troca do aparelho por outro novinho, neste caso eles te passam um código do correio para que você possa enviar o modelo defeituoso de volta gratuitamente e assim dentro de 30 dias eles lhe enviam outro modelo novo. Primeiramente você deve se inteirar das regras de devolução da loja em que fez a compra, as grandes lojas costumam ter o link destas politicas de devolução ao fundo da página inicial. De acordo com o procon se este prazo não for cumprido você tem direito de escolher entre receber todo o dinheiro gasto ou ficar com o produto mediante a um desconto compensatório.


4 comentários:

  1. Amigo, estou buscando um note na faixa de 2.5k, nao é exatamente para jogos, mais pra uso pessoal e de cad e etc, porém as vezes posso jogar um CS GO, e ou ate um OVerwatch, mas nao é o foco pois a plataforma principal de jogos é o PS.
    Tenho visto bastante opções mas estou caindo sempre nos Asus x55ub e tem um acer que vem com a 940mx (esse é mais dificil de achar, so que nao sei se o asus tem como instalar aqueles caddys pra usar um ssd, ja que todo mundo fala que esses hds nao acompanham o note, entao esse ta sendo um ponto principal, o que voce me diz?

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    1. Um x555ub é mais do que suficiente, é possivel trocar o HD por um SSD, na verdade é ainda melhor trocar o HD por ssd do que trocar driver de cd por caddy + ssd, então com certeza recomendo o asus.

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  2. Bom dia Marco, tenho um notebook HP bem antigo ano de 2010 e uso ele somente para o Word e enviar o trabalho pela internet (só isso) e ele começou a travar muito esta com problema em seu HD (120GB) e estava querendo trocar seu hd e pesquisando no mercado livre percebi que existem uma infinidade de marcas e como não entendo nada do assunto gostaria de saber qual marca e modelo vc me indicaria que não fosse muito caro.

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    1. olha amigo essa questão é um pouco complicada pois existe a questão da imcompatibilidade, o que eu mais recomendaria seria levar a um tecnico mais proximo para que ele avaliasse qual modelo seria o especifico para seu notebook, efetuando a compra e instalando.

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DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo