Faça seu Suporte Com Cooler Fraco Ficar Muito Forte !

Um dos problemas do mercado de eletrônicos no brasil é a falta de disponibilidade de suportes com coolers de qualidade como os poderosos da Coolermaster alimentados pela tomada capazes de refrigerar qualquer notebook que venha superaquecer, no entanto existe uma forma bem fácil de transformar um suporte com cooler desses fraquinhos comercializados no brasil em um suporte com cooler extremamente forte para manter seu aparelho 20 graus mais refrigerado enquanto estiver jogando e assim preservar sua vida útil, eu mesmo fiz e venho ensinar como fazer também:




A Algum tempo eu havia comprado um suporte com coolers no Ali Express, um modelo Tree new bee com 4 fans alimentado pela entrada USB do notebook, ele razoável e ainda sim refrigerava basicamente, eu estraguei ele sem querer, e pensei em aproveitar sua carcaça e fazer um upgrade nele usando coolers de PC´s alimentadas pela tomada que são muito mais poderosos que os coolers alimentados pela USB, você pode fazer o mesmo com qualquer suporte com cooler que tiver, basicamente você vai precisar do seguinte:

- 1 Suporte com coolers de qualquer modelo
- 2 Coolers de PC 12V,  qualquer modelo.
(se for da sua preferência, alguns tem iluminação colorida em Leds decorativos)
- 1 Fonte 12V 2A (vende no mercado livre, não importa os conectores, serão descartados)
- Tesoura e faca
- Fita isolante
- Para fixar os coolers você pode usar: Pistola de cola quente, Abraçadeira de Nylon ou Fita Dupla face

Gostaria de ressaltar que só recomendo esta gambiarra para usuários que ja tentaram todas as alternativas mais fáceis para resolver o super aquecimento anteriormente, se você ja tentou levar o notebook em um técnico para limpar o dissipador e trocar a pasta térmica,  se você ja tentou usar algum programa para aumentar a velocidade do cooler interno do notebook, se você ja tentou suportes com coolers normais, se você ja tentou cooler exaustor, se você ja tentou undervolting no processador e mesmo assim nada solucionou, então em último caso este tutorial será sua solução.







Basicamente o procedimento se resume em substituir os coolers fracos do suporte original por coolers de Pc que são muito mais poderosos...



PREPARANDO O SUPORTE:
Nós vamos aproveitar somente a estrutura do suporte.






PREPARANDO AS NOVAS FANS


Jogue estes conectores no lixo, são desnecessários.





Se sobrar fios amarelos, pode arrancar e jogar fora, são desnecessários.





AGORA É SÓ JUNTAR TUDO E TA PRONTO !!



Caso os coolers caibam dentro do suporte não precisa fazer esse corte, agora se os coolers não couberam, recomendo fazer o corte na grade, afinal ela também abafa a atrapalha o fluxo de ar.


Esta parte de plástico traseira recomendo que faça um corte abrindo uma boa abertura como mostrado na minha acima, isto pois se você não cortar, ela acaba abafando a sucção de ar dos coolers, fazendo esta abertura o fluxo de ar será mais livre e forte.



Coolers fixados na grade com cola quente, esta pistola de cola quente é muito prática não só pra isto mas pra diversas outras aplicações também, pode ser encontrada em papelarias, este silicone seca e mantem os coolers bem fixados.


Obs: Tenha em mente que estes coolers são fortes e precisam de um bom espaço de vão para sugar o vento, se seu suporte for muito rebaixado pode restar um espaço insuficiente para que os coolers façam a sucção do ar e isto pode prejudicar sua eficiência, certifique-se de que haja um bom espaço de vão atras dos coolers.



RESULTADO FINAL :

Ta pronto o Super Resfrieitor Tabajara 2000 rsrs.


Conclusão: O suporte super resfriador abaixa de 20 graus quando jogo em cima da mesa e cerca de 30 graus quando jogo com ele no meu colo pois assim deixo um vão maior, mantendo o notebook sempre abaixo dos 60 graus o que é saudavel para vida útil, em todo caso é extremamente eficiente capaz de refrigerar qualquer notebook não importando o quão superaqueça, este suporte é mais recomendado para notebooks difíceis de refrigerar, cujas quais soluções mais fáceis não tenham surtido efeito.



TUTORIAL EXPLICATIVO EM VÍDEO:











Modelo usado no tutorial do artigo, feito em um suporte Tree new bee comprado no ali express e coolers AF0060



Super resfriador usado na video aula feito em um Warrior AC 292, neste modelo usei os mesmos coolers AF0060.




SUPER RESFRIADORES FEITOS POR SEGUIDORES DO BLOG


Super Refriador feito em um Hexa Cooler Multilaser por Vicente e Aislan, neste modelo ele usou coolers AF0058.

Mais um Super resfriador feito em um Multilaser Warrior AC 292 por Luiz, neste modelo ele usou coolers cougar CFD 120.



Super resfriador feito em um Notepal Ergostand utilizando coolers corsair AF120 por Christian


Mais um Super resfriador feito em um Warrior AC 292, nesse caso o usuário só abriu o suporte, substituiu os 5 coolers 5V originais por 5 coolers 12V ligados a uma fonte de notebook 15V e fechou novamente, por Gabriel.


Super resfriador feito em uma base cooler kaspersky CY - 103.



Super Resfriadores feitos em suportes da linha Coolermaster Notepal U2 e U3.




Super resfriador feito em um X-Cooler Multilaser AC123, por Matheus.


Super Resfrieitor feito em um Warrior master AC292, por phelipe, nesta ele colocou até mesmo um interruptor.


Sabia que esta modificação torna seu suporte mais poderoso do que qualquer outro suporte vendido no mercado brasileiro? somente um modelo de suporte se compara a este modificado, o Cooler Master Strike Force SF-19 V2 que infelizmente não é vendido no brasil e seu preço convertido em reais ultrapassa centenas de reais, então com toda certeza esta modificação vale a pena.


Coolermaster Strike Force SF 19 V2, a inspiração para o projeto Super Resfriador.


Questões frequentes:
Como saber se meu notebook precisa mesmo deste cooler modificado ?
Notebook passa dos 80 graus e ja tentou de tudo = seu notebook precisa do cooler modificado
Notebook passa dos 80 graus e ainda não tentou outras soluções mais fáceis = vá tentar primeiro então
Notebook não passa dos 80 graus = não precisa deste cooler modificado.
Não quero fazer gambiarra, tem alguma base vendida que seja tão boa quanto a modificada ?
- Sim, existem alguns coolers que tem um desempenho parecido com o cooler modificado e que são comercializados, mas só no exterior, você teria que importar, o preço destes coolers também são altos, por isto esta gambiarra não é só eficiente mas como também é mais barata.
Qual programa uso para ver as temperaturas do notebook ?
- Advanced System Care, no monitor de desempenho, mas é preciso clicar com botão direito sob este monitor e em configurações definir as temperaturas em Celsius, pois originalmente vem em Farenheit.
Posso fazer essa adaptação em qualquer suporte ?
-Sim, mas tenha em mente que suportes feitos em plástico e grades de alumínio finas são mais fáceis de fazer aberturas por conta própria.
Estes coolers podem estragar meu notebook de alguma forma ?
Não. A pressão da ventilação não entra por dentro do notebook, mesmo as grades por baixo da estrutura do notebook tem entradas muito pequenas, não é possível entrar um alto volume de ar por elas a ponto de causar algum problema, o que estes coolers fazem é resfriar apenas a carcaça externa do seu notebook, como dentro do seu notebook o calor é transferido fisicamente, através de peças de cobre, a carcaça por estar mais fria acaba por drenar a temperatura de toda parte inferior do notebook impedindo que o calor se acumule.
Qual cooler devo comprar ?
- Infelizmente não posso indicar um modelo específico pois eles entram e saem de linha a todo instante, teoricamente quaisquer coolers de PC 12V funcionaram bem, os coolers são vendidos no mercado livre, Kabum, Americanas, Submarino etc...
Quantos graus vai abaixar no meu notebook ?
- Isso depende de vários fatores, no meu notebook abaixou de 20 a 30 graus, vai variar de notebook pra notebook, só testando pra saber.
Posso colocar 4 ou 6 coolers ?
- Acho que isso é exagero, dois coolers na minha experiência ja sopram bastante, se você colocar mais pode chegar a ser incômodo tanta ventilação, sem falar que quanto mais coolers maior o ruído, só aumente a quantidade a medida do necessário.
Existem coolers mais poderosos que os 12V?
Foi nos repassado por um seguidor do blog, que existem coolers muito mais poderosos, os coolers de 110V (micro ventiladores) que podem ser ligados a um cabo de força de dois pinos desses padrão em outros eletrodomésticos que vai diretamente na tomada, dispensando o carregador, MAS ATENÇÃO: são coolers feitos para refrigerar máquinas pesadas... segundo o seguidor possui uma força muito maior que os coolers de 12V, sendo capazes de reduzir mais que 50 graus, porém são muito mais ruidosos também, imaginamos que os coolers 12V sejam suficientes para maioria dos usuários, mas sempre tem aqueles que gostam de extrapolar todos os limites do bom senso, por isto fica a indicação.



E se os coolers fizerem um ruído que me atrapalhe ?
- É como eu disse, teste colocando menos coolers possível, se com apenas um cooler seu notebook ja se mantém abaixo de 70 graus, você terá bom desempenho, vida útil do aparelho preservada e menos ruído, se precisar colocar dois ou mais, você terá ruído, neste caso a recomendação é compensar o ruído com caixas de som extras ou com um bom fone de ouvido.
Devo mirar os coolers na entrada de ar do meu notebook ?
- Não é essencial, mesmo assoprando em qualquer parte da carcaça do notebook haverá bom resultado pois a ideia é refrigerar o aparelho como um todo na parte debaixo.
Como posso personalizar meu suporte ?
- Você pode usar tinta spray automotiva.
O que posso usar para travar o notebook ?
- Geralmente estes suportes ja contam com uma travinha, mas se no seu não tiver, pregue algumas partes de borracha no apoio.
Quanto fica o custo máximo total ?
-No máximo R$200 reais = 100 do suporte, 60 dos dois coolers e 40 da fonte, considerando bons modelos, porem varia, existem suportes e coolers muito mais baratos variando dos modelos.
Meus coolers couberam dentro do suporte, posso fecha-los sem fazer as aberturas ?
- Esteja ciente de que você vai perder boa parte da eficiência deles, a grade de alumínio de cima e a grade de plástico debaixo acabam por abafar a ventilação e a sucção, o ideal é fazer as aberturas para liberar o fluxo de ar.
Meu suporte não esta abaixando a temperatura do notebook, o que pode ser ?
- Pode ser a altura de inclinação muito rebaixada do suporte que está abafando a sucção, nesse caso é bom levantá-lo um pouco mais para dar mais espaço pro ar passar por baixo, pode ser que os coolers estejam muito próximos da carcaça do notebook e abafando a ventilação, nesse caso seria interessante afastar os coolers um pouco do notebook.




VOCÊ FEZ UM TAMBÉM ? MANDE A FOTO DO SEU NO NOSSO GRUPO DO FACEBOOK PRA QUE EU PUBLIQUE NESTE POST !!!





23 comentários:

  1. olá marco gostaria saber se ela esfria cerca de uns 20 graus?talves não da pra fazer a vesao usb do q na tomada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, resfria até mais, quando eu jogo, de 80 sem o suporte cai pra 50 com o suporte, esqueça usb, entrada muito fraca

      Excluir
  2. ola, pelo post.

    Uma duvida, em vez de corta vc não poderia substituir as fans no lugar q vc tirou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc não fizer o corte o fluxo de ar ficara abafado e os coolers não terão máxima performance.

      Excluir
    2. entendi, a tela abafa um pouco? pq olhando dava pra colocar 4 cooler rs tava de olho grande pra fazer isso

      Excluir
    3. quais a dimensoes dessa base cooler?

      Excluir
    4. isso abafa, olha 4 coolers ja é demais, 2 ja assopram muito, acho que nem cabe 4, a não ser que sejam modelos de 80mm, mas acho que se vc colocar 4 seu note vai flutuar kkk

      Excluir
    5. cara não sei ao certo, so sei que são modelos para notebooks 15,6 polegadas

      Excluir
  3. posso fazer esse procedimento com os fans do proprio suporte? só queria aumentar a potencia deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que nao da nao amigo, os coolers do suporte tem voltagem 5V e o carregador é 12V, voce pode testar mas acho que por essa diferença de voltagem não va dar certo, qualquer coisa me fala

      Excluir
  4. Amigo, tenho um note que ta esquentando a 90 graus em jogos e tava querendo fazer esse procedimento. Nao entendo de eletronica, mas tenho uma fan de 120mmm da deepcool ( a mais barata mesmo) que não uso e comprei uma fonte de 12V. A FAN vem com 3 fios ( Preto, vermelho e Amarelo) , sabe se é só conectar os fios pretos e vermelho na fonte? Sabe para que serve o amarelo? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, isso so liga os pretos e vermelhos, o amarelo pode arrancar e jogar fora, nao sei a função dele, mas é desnecessario.

      Excluir
    2. O amarelo é para monitoramento da rotação da ventoinha. Se você deseja monitorar isso, tem que unir o fio ao sensor de monitoração.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Nao sei dizer como fica, mas como as ventoinhas são 12V pode ser que tenham a performance limitada.

      Excluir
  6. Marcao procurei as fans que vc indicou e nao achei mais ningm vendendo, poderia por favor me passar um link ou fans similares, quero fazer esse seu projeto minha base cooler morreu hoje quero aproveitar ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristian, compre a Cougar CFD 120MM, quando terminar posta a foto no grupo https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/ para que eles me repassem e eu poste no artigo vlw

      Excluir
  7. Assim que montar posto la, me diz tenho em casa uma fonte 12v 1a serve ou tem que ser 2a?

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso colar os cooler com cola quente na base da ac292 ou eu posso colocar eles de forma que fiquem encaixados? Fiz uns testes e a base ac292 não faz diferença nenhuma na temperatura do meu note.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode colocar como quiser, eu prefiro cola quente pois fica muito bem fixo, não deixa o cooler solto balançando ou caindo, e se ainda sim, algum dia voce quiser retirar, basta usar uma faca e ir descolando os ao redores que sai facil tambem.

      esse negocio de cooler e notebook varia muito, pra alguns o warrior original ja da, pra outros tem que socar cooler violento, é assim, vai testando pra ver o que funciona melhor pra voce.

      Excluir
    2. A temperatura com ou sem o cooler não atinge os 70 graus por isso não tenho muita urgência para trocar os coolers da base.

      Excluir
    3. amigo, se nao passa de 70 graus, seu notebook não precisa disso então.

      Excluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? SOLICITE A GARANTIA DA LOJA QUE VC COMPROU.

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- LEIA O ARTIGO ANTES DE PERGUNTAR, SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/