quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Primeiras Coisas que Se Deve Fazer em um Notebook Novo

Assim que compramos um notebook Novo devemos fazer diversos procedimentos para deixá-lo pronto para o uso, desde baixar programas, drivers, fazer ajustes, limpezas, otimizações etc.. pois o notebook novo costuma vir todo mal configurado e incompleto, principalmente para o uso em jogos, eu ja escrevi diversas postagens aqui no blog sobre estes procedimentos, acontece que elas estão espalhadas o que pode atrapalhar os leitores a encontra-las, então vou reunir neste post todos estes guias para que assim facilite o uso do notebook para novatos evitando maiores problemas:





1 - CONFERIR SE ESTA EM PERFEITAS CONDIÇÕES
A primeira coisa a se fazer é verificar todo aspecto físico do aparelho, se não veio com defeitos no teclado, touchpad, tela, auto falantes, na fonte, bateria, conexões e webcam, se ha algum defeito nestes pontos externos, verifique se a bateria esta segurando carga normalmente e se o aparelho funciona de forma estável, é bom ser bem minucioso pois caso se arrependa você tem o direito de arrependimento da compra, devolver o notebook e ter todo valor reembolsado nos primeiros 7 dias depois da compra, até mesmo se não tiver defeitos e você simplesmente não tenha gostado do aparelho, após este prazo você ainda tem no mínimo 90 dias de garantia para enviar o notebook para reparo.



2 - CRIAR UMA UNIDADE DE RECUPERAÇÃO
Um pendrive de restauração é uma ferramenta do windows que grava dados de recuperação em um pen drive, no futuro caso seu sistema venha a apresentar qualquer problema técnico, basta conecta-lo para que ele automaticamente repare o sistema, ja me salvou inúmeras vezes devido a problemas de atualizações, vírus, alterações de programas no sistema etc.. considero algo muito importante pois evita ter que formatar o notebook.





3 - REMOVER OS PROGRAMAS BLOATWARES
Esta com certeza é a primeira atividade que se deveria fazer, quando compramos um notebook novo as distribuidoras costumam instalar programas de propaganda neles, como anti-virus em versões triais, versões demos de editores, atalhos para lojas e aplicativos inúteis em geral, estes programas iniciam com o sistema e ficam rodando em segundo plano atrapalhando o desempenho geral do notebook, você pode escolher removê-los manualmente ou fazer uma reinstalação limpa do windows neste link onde fiz um tutorial mais detalhado.





4 - SUBSTITUA O HDD POR UM SSD
Notebooks vem com este fator altamente limitante, o HD que proporciona uma grande capacidade de armazenamento mas com ele tudo que você fizer será lento e travado, além de aquecerem mais, consumirem mais bateria e fazerem ruídos, são verdadeiras bolas de ferro acorrentadas no calcanhar do seu sistema, a recomendação do blog é que você substitua o HDD por uma unidade SSD, é silencioso, resistente, consome menos bateria e é extremamente rápido, tudo que você fizer nele será muito mais rápido, instale seu sistema nele e guarde seus arquivos valiosos que consomem mais espaço em um HD externo, que é até mais seguro.



5 - BAIXAR TODOS OS PROGRAMAS DE LIMPEZA 
O windows é um sistema operacional que vem incompleto originalmente, além disto ele acumula diversos arquivos lixo como caches, cookies, temporários, fragmentos, inicializações de apps e entradas inválidas de registro que com o tempo se acumulam e deixam o notebook lento, muitas pessoas não fazem nada a respeito disto até chegar a um ponto que só reformatando o notebook para que ele volte a ficar funcional, para evitar este tipo de problema acesse este link onde fiz um tutorial mais detalhado sobre como fazer a limpeza periódica.





6 - BAIXAR PROGRAMAS DE SEGURANÇA EXTRAS
Usar apenas um anti-virus no windows não é suficiente, muitas vezes o notebook ja vem com um anti virus principal instalado, acontece que ele sempre deixará escapar ameaças que passam em branco pelo sistema de segurança, é por isto que recomendo ter guardado no seu notebook outros programas de segurança extras para caso de emergência, então quando perceber lentidão anormal, sobrecargas do sistema, quedas na internet, mal funcionamento de programas ou qualquer outra atividade estranha no seu notebook você poderá contar com uma varredura mais abrangente quando usa eles em conjunto com o anti-virus principal, para ver a lista dos recomendados acesse este link onde fiz a relação dos anti-virus.



7 - OTIMIZAR O NOTEBOOK PARA JOGOS
Mais uma vez temos as más configurações de fábrica em notebooks se fazem presentes, geralmente os notebooks vem configurados para economizar energia, os modelos com placa de vídeo dedicada costumam vir também com outra placa compartilhada mais fraca e que geralmente ela é configurada como a principal, outro problema é que o sistema não atualiza os drivers com frequência, além também de manter programas executando enquanto você joga jogos, tudo isto limita e muito o desempenho do notebook, para aprender a otimizar o notebook para jogos acesse este link onde fiz um tutorial mais detalhado.




8 - AJUSTAR O SISTEMA PARA O USO COMUM
O windows 10 é cheio de inutilidades que atrapalham o uso comum, coisas como recursos que recolhem dados de privacidade, efeitos gráficos inúteis, cortana, windows defender, aplicativos em segundo plano, tarefas programadas, notificações, serviços sem quaisquer importância etc.. diversas são as frescuras do sistema que atrasam a agilidade do sistema mesmo em uso comum, para desabilitar estes entulhos e ganhar mais rapidez acesse este link onde fiz um tutorial mais detalhado.




9 - OS ACESSÓRIOS DE REFRIGERAÇÃO
Ao comprar um notebook novo se você pensa em jogar nele obviamente ja deve ter em mente que precisa um suporte com coolers tanto para posicionar bem o aparelho quanto para evitar o acúmulo e o aumento do calor quando estiver jogando, estes coolers são muito importantes para evitar que seu notebook estrague devido ao aquecimento por isto não pode ser deixado para depois, outro acessório é o cooler exaustor, se seu notebook tiver a saída de ar lateral acessível basta encaixa-lo nela e seu notebook terá as temperaturas saudáveis mesmo durante jogos, usando os dois em conjunto o resultado é ainda melhor.



10 - DESATIVAR AS ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS
As atualizações automáticas do windows são um verdadeiro pé no saco, elas sempre trazem mais prejuízo do que melhorias, trazem recursos inúteis, processos adicionais em segundo plano, problemas de incompatibilidade, bugs, tela azul da morte, lentidão e travamentos, ja vi inúmeros relatos de usuários do blog que tiveram tais problemas em um notebook novo após as atualizações e eu também ja tive tais problemas em meu notebook, sendo assim eu recomendaria que você desativasse elas para ter um sistema mais estável.




11 - MONITORAR COMPONENTES
Os notebooks tem elementos que precisam de monitoração constante para ver se esta tudo ok, o HD precisa ser analisado de tempos em tempos para averiguar se não há bad blocks que podem comprometer seus arquivos, a bateria também precisa ser monitorada vez ou outra para saber quanto ainda resta de vida útil, é bom dar uma avaliada na tela pra saber se há pixels mortos e o principal: a temperatura precisa ser monitorada constantemente para evitar o superaquecimento e a queima das peças internas.





12 - AJUSTAR AS CORES DA TELA (OPCIONAL)
Um dos problemas de notebooks de baixo custo e também de notebooks gamers de gama média que é muito recorrente é a tela, a tela desses notebooks costuma ser TN e ter resolução HD e em notebooks mais caros Full HD, acontece que em muitos casos as telas podem vir com cores desbotadas ou com tonalidades que pendem mais para uma tonalidade do que para outra, para ajustar a tela você pode simplesmente ajustar as opções do painel da Intel, usar o assistente de calibração de monitor ou carregar um Perfil de Cores específico, não fará milagres, mas tornaram as cores, contraste e brilho mais aceitáveis.













16 comentários:

  1. Cara, eu tô pensando em comprar o Asus x555lf e tem muitas reclamações na loja da submarino, o que acha ? E também se assim que eu pegar o notebook e restaurar para configurações de fábrica ele irá rodar os jogos numa boa? Também quero saber se terá que atualizar os drivers? Os programas pré instalados serão apagados caso houvesse uma restauração ? Agradeço desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo todo notebook que é muito vendido, tera muitos elogios e muitas reclamações, defeitos de fabrica existem em todas as marcas e modelos e é por isto que tem a garantia, sim roda muitos jogos, eu recomendo remover os programas pre instalados e atualizar drivers.

      Excluir
    2. Vale a pena esperar abaixar abaixar o preço ou comprar agora? Eu e vi que o preço está oscilando bastante... um dia esta 2,500 e no outro 2.400, o que acha ?

      Excluir
  2. Olá Marco, tenho um Asus X555LF como faço para atualizar os drivers dele? ou se tiver um tutorial me passe o Link. Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo isto ja esta esclarecido no post ´´Como rodar jogos pesados em notebook´´ na lateral direita do blog, mas resumindo basta baixar o programa Driver Booster e fazer o Scan que o programa baixa todos os drivers necessários.

      Excluir
  3. Estou em dúvida entre Asus e Acer? Qual tem o melhor sistema de ventilação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O asus ja é bem elogiado no que diz a refrigeração, no entanto eu prefiro acer, ele tem uma saida de ar lateral, é so encaixar um cooler exaustor nela e ele fica frio mesmo durante jogos.

      Excluir
  4. tenho que intalar todos os programas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cabe a você pesquisar sobre cada um e julgar se é necessário ou não.

      Excluir
  5. Jóia amigo ? Então sobre a questão de desativar as atualizações eu acho que vc tá meio equivocado... não recomendo não, jogo lol é quando comprei meu noot joguei antes de atualizar o Windows, e bati 40 fps dps de tudo atualizado cheguei a bater 70

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, isto se deve que junto da atualização vem atualizações nas versões dos drivers também, mas prefiro ensinar a atualizar os drivers separadamente e manter as atualizações desativadas, ja me deram muito prejuizo e dor de cabeça e pra outros leitores tambem.

      Excluir
  6. Fala ai Marco, beleza?

    Cara, comprei um ASUS ROG703VM e estou tendo alguns problemas
    Ja executei todos os passos citados de alterar para PERFORMANCE
    retirei economia de energia
    ativei os 8 processadores... mas as vezes meu FPS segue dropando, isso por que jogo CS GO, que e bem leve pro meu equipamento
    Alguma dica/ sugestao?

    Info: meu process GPU fica constantemente rodando memory em 4007 MHz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, definitivamente tem algum problema no seu notebook, clica neste artigo para fazer uma avaliação mais completa do seu aparelho e identificar o que pode ser a causa -https://www.notebookparajogospesados.com.br/2016/03/notebook-e-bom-mas-nao-roda-jogos-leves.html

      Excluir
  7. Amigo eu tento fazer downloads mas eu n consigo (estou usando windons 10 ) até agr só consegui baixar o wimRAR o q pode ser isso

    ResponderExcluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM UM DIA TENHA PACIÊNCIA

- NÃO POSTE LINKS

- NÃO FAÇA A MESMA PERGUNTA DUAS VEZES

- SE VOCÊ PERGUNTAR ALGO QUE JA ESTA RESPONDIDO NO ARTIGO ACIMA, SUA PERGUNTA SERÁ APAGADA

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/