Como Escolher Notebook Para Cada Necessidade

Muitas pessoas chegam ao meu blog buscando não somente um notebook para jogar, mas para outros tipos de uso como estudar, trabalhar, assistir séries, editar videos etc, preparei este guia justamente para falar do que considerar ao escolher um notebook para estes outros tipos de uso também, o que você deverá olhar ? o que é importante ? quais as melhores configurações para cada tipo de usuário ? neste guia eu irei comentar cada componente de um notebook e quais deles deverão ser prioridade dependendo do tipo de uso que se pretende.



COMO ESCOLHER UM NOTEBOOK PARA JOGAR



COMPONENTE PRINCIPAL: PLACA DE VÍDEO
Ja esta bem claro para quem ja leu outros artigos deste blog que a placa de vídeo é o componente principal na hora de escolher um notebook para jogos, por exemplo se você tem dois modelos com processadores, quantidade de memória ram e placas de video diferentes, o que tem a placa de vídeo melhor deve ser a prioridade, atualmente todos os notebooks com boas placas de video também costumam vir acompanhadas de processadores a altura, também é bom se certificar se o aparelho permite expansão de memória ram.




COMO ESCOLHER UM NOTEBOOK PARA ESTUDAR




COMPONENTE PRINCIPAL: BATERIA
Estudar é um uso leve, ou seja, executar programas como Pacote Office, fazer pesquisas na internet, assistir documentários, gerenciar blogs, ler documentos pdf ou frequentar comunidades de temas acadêmicos são atividades leves, que não exigem muito processamento e nem memória, neste caso ao meu ver o principal seria a autonomia da bateria, ja que o usuário seja um estudante e queira levar o notebook para a universidade por exemplo, ele possa estar contando com total suporte de seu aparelho por longos períodos de uso sem precisar de carga constante o que poderia atrapalhar sua produtividade, portanto um notebook com autonomia de bateria de ao menos 7 horas ja daria um bom suporte, também é importante que o notebook tenha um design discreto, usar uma máquina gamer com design futurista em público pode ser meio constrangedor.



COMO ESCOLHER UM NOTEBOOK PARA TRABALHAR COM PROGRAMAS PESADOS




COMPONENTE PRINCIPAL: MEMÓRIA SSD
Muitos usuários buscam aparelhos mais robustos para uso de programas pesados, como editores de animações 3D, arquitetura, engenharia, renderização de projetos etc.. Neste caso o principal são as memórias Ram e SSD, quanto maior a quantidade de memória ram no aparelho, mais agilidade ele terá em executar multi tarefas entre vários programas executados ao mesmo tempo, se o aparelho possuir expansão para ao menos 16Gb ja esta valendo, ja a memória SSD, quando instalado o sistema operacional e os softwares neste tipo de memória, os ganhos são muitos, maior rapidez na inicializações do sistema e  na inicialização destes programas, maior agilidade em gerenciar arquivos e consideravelmente maior velocidade em renderizar projetos, é claro que também é importante certificar-se de  um bom processador (i7) e placa de vídeo para acompanhar estes componentes.




COMO ESCOLHER UM NOTEBOOK PARA EDITAR VIDEOS E IMAGENS




COMPONENTE PRINCIPAL: TELA FULL HD IPS
Para Designers, Fotógrafos ou Youtubers que lidam com softwares de edição de vídeo e edição profissional de imagens, este recurso pode fazer toda a diferença, a resolução Full HD IPS permite uma melhor definição de imagem, com maior detalhismo, melhor visualização, nitidez e clareza, esta qualidade de imagem faz toda a diferença principalmente se você for editar profissionalmente videos e imagens para gostos mais exigentes, esta qualidade também é ideal para assistir séries e filmes com melhor qualidade, claro que como dito anteriormente, softwares de edição também costumam ser pesados, é interessante certificar-se de boa quantidade de memória ram e se possível driver óptico ou slot para possibilitar o upgrade de SSD.




COMO ESCOLHER UM NOTEBOOK PARA PRODUÇÃO MUSICAL




COMPONENTE PRINCIPAL: PROCESSADOR QUAD CORE
Programas de edição profissional de áudio, para fazer mixagens, efeitos de áudio, e para produção musical em geral são programas que geralmente requerem trabalho com muitas camadas e efeitos simultaneamente, para calcular uma grande carga de informação destes programas ao mesmo tempo é preciso um processador multi core, na prática isto significará que você poderá compor músicas livre de lentidão e travamentos, portanto não economize no processador se esta for sua finalidade, um Core i7 Quad Core de última geração é o mais recomendado, claro que o SSD também é essencial aqui.




COMO ESCOLHER UM NOTEBOOK PAR PROGRAMAR



COMPONENTE PRINCIPAL: SSD
Assim como para programas de design gráfico, a programação exige uma alta taxa de escrita e leitura de forma que o Disco Rígido tradicional e muito presente em notebooks comuns não consegue oferecer, não só pelos programas de desenvolvimento exigem isto mas também a multi tarefas intensiva que geralmente faz parte do tipo de uso típico dos programadores vão exigir muita velocidade, portanto se você pensa em programar, desenvolver, codificar, transcodificar, usar máquinas virtuais, tenha certeza de que se próximo notebook tenha SSD ou permita este upgrade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo