segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O Você Precisa Saber Sobre FPS (Frames Per Second) em Jogos

O Fps é sempre um tema de debate entre os grupos gamers, muitos se contentam com baixos fps, ja outros preferem altas taxas de fps e para isto investem grandes quantidades de dinheiro em hardware, mas afinal, quais são os limites ? quais são as taxas jogáveis ? até que ponto estas taxas podem influenciar na jogabilidade dos jogos ? como medir sua taxa de Fps ?é possível aumentar o FPS sem gastar dinheiro ? vejamos neste post a seguir as instruções que você precisa saber sobre o famoso FPS, Frames Per Second.







O QUE É
Bom em primeiro lugar preciso mencionar que existem dois tipos de FPS no mundo dos games, o primeiro que é o First Person Shooter, que na verdade se trata dos jogos de tiro em primeira pessoa, jogos como Call of Duty e Battlefield por exemplo, o segundo que iremos tratar aqui é o Frames Per Second, que é a taxa de quadros em que o jogo é renderizado, cada quadro significa uma imagem, vídeos na verdade são dezenas de imagens que são exibidas sequencialmente, quanto mais imagens por segundo, maior é a fluidez do vídeo, cada notebook possui sua capacidade de quadros por segundo dependendo da potência dos componentes que o constituem, os notebooks mais potentes rodam mais quadros por segundo dando uma jogabilidade mais rápida, e os mais fracos rodam menos quadros por segundo resultando em uma jogabilidade lenta e com lags, além desta limitação de hardware existem outros limites.





QUAL O LIMITE
Existe o mito de que o olho humano só enxerga até 24 Fps, só que em diversos testes ha discordância, pois nota-se sim diferença mesmo que mínima entre 30 e 60 fps, portanto o olho humano consegue notar sim os 60 fps principalmente em jogos de futebol e rpg, no entanto muitos gamers que me pedem recomendações clamam por querer jogar jogos a 100 e até 200 Fps, isto é totalmente inútil, uma vez que a grande maioria dos monitores de notebook são limitados a exibir no máximo 60 fps não importando o hardware do aparelho, portanto 60 é o limite para notebooks, para jogar com mais fps do que isto só pc gamer com duas ou mais placas de videos e com monitor que permita ir além deste limite.






INFLUENCIA NO JOGO
Sim ! principalmente em jogos online onde um jogador com uma maior taxa de fps tem maiores chances de matar outro jogador com baixas taxas de fps uma vez que ele terá a vantagem de agir mais rapidamente o que é uma diferença fatal em um tiroteio frente a frente por exemplo, a baixa taxa de fps também pode atrapalhar em jogos de corrida fazendo-o trombar em obstáculos e sair da pista, em suma em o fps influencia diretamente na sua jogabilidade em jogos principalmente naqueles que exigem reflexo rápido dos jogadores.


QUAL É O MINIMO DE FPS JOGÁVEL
O mínimo de fps para um jogo ser jogável é 20 Fps, nesta taxa o jogo ainda consegue ter animações fluídas e sequenciais o suficiente para acertarmos nas ações que o jogo requer, agora abaixo desta taxa o jogo ja começa a apresentar pequenas travadinhas constantes que vão fazer o jogo ser injogável por trazer lentidão a movimentação e ações do jogador.


O QUE CAUSA OS BAIXOS NÍVEIS DE FPS?

  • Componentes fracos do aparelho (jogos offline)
  • Baixa qualidade da conexão (jogos online)
  • Altas temperaturas do aparelho
  • Jogos porcamente otimizados
  • Programas e serviços rodando em segundo plano


COMO MEDIR E AUMENTAR O FPS DO SEU JOGO
Para medir e aumentar o fps do seu jogo usamos um mesmo programa, chamado Razer Cortex, clique neste link para aquirir e saber como usá-lo para aumentar o fps do seu jogo congelando temporariamente os programas e serviços inúteis que chupam o desempenho do seu notebook, ja para mostrar a taxa de FPS do seu jogo basta configurar o programa seguindo a imagem:




O olho humano é um órgão altamente avançado, mas dificilmente pode dizer a diferença entre um par de quadros. Por causa disso e por causa dos padrões impostos pelo hardware, o FPS é geralmente arredondado para:

30 FPS - O desempenho segmentado por consoles e PCs de baixo custo. Tenha em mente, porém, que a gagueira é apenas perceptível em menos de 20 FPS, então qualquer coisa acima de 20 FPS pode ser considerada jogável.
60 FPS - Este é o objetivo alvo da maioria dos PCs para jogos. Nos consoles, somente os jogos menos exigentes ou otimizados podem gerenciar 60 FPS estáveis.
120 FPS - Um framerate que só é possível em monitores com taxas de atualização de 144-165 Hz, é o que apenas os PCs de jogos high-end mais poderosos podem alcançar. Não é alcançável por consoles.
240 FPS - O mais alto framerates só é possível com os monitores mais avançados de 240 Hz e o hardware mais potente.

Tenha em mente que quanto maior o framerate, mais difícil é para o olho humano distinguir uma diferença. Por exemplo, qualquer um seria capaz de ver o quanto 60 FPS é mais suave comparado a 30 FPS, mas uma diferença entre 120 FPS e 240 FPS é difícil de ver em tempo real, mesmo quando comparados lado a lado.

Qual classificação FPS é a melhor?
Aqui chegamos à importante questão. No entanto, é impossível responder. Simplesmente porque não existe um melhor framerate ideal para todos e para todo tipo de jogo. Preferências pessoais à parte, pode ser resumido como:

30 FPS - Bom para um jogador e para uma experiência mais cinematográfica
60 FPS - Único realmente relevante para multiplayer competitivo, pois pode melhorar o tempo de reação. Ainda mais importante para jogos em que reagir a Animações é fundamental.
120 FPS - Apenas para os jogadores competitivos mais sérios
240 FPS - Também para jogadores competitivos que estão dispostos a investir quantias extremas de dinheiro em hardware que podem empurrar esse tipo de taxa de quadros. Fornece uma melhoria mínima acima de 120 FPS.



Conclusão
Então, no final, a taxa de quadros que você deve atingir é baseada em grande parte na sua preferência pessoal e no tipo de jogos que você estará jogando.

30 FPS podem realmente ser uma experiência mais divertida e cinematográfica, mas quando se trata de multiplayer, 60 FPS oferece uma vantagem que não deve ser ignorada. E, finalmente, a menos que você seja um jogador hardcore, investir em monitores com taxas de atualização de 100+ Hz e hardware que possa renderizar mais de 100 quadros por segundo não é recomendado.

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