Notebook Desligando Sozinho Durante Jogos [Solução]

notebook desligando sozinho durante jogos
Estes dias encontrei uma solução para o problema em que notebooks desligavam sozinhos durante jogos pesados, isto é muito frequente em notebooks com sistema de refrigeração ruim, porem nada mais é do que uma medida de segurança que é ativada quando o aparelho atinge altas temperaturas prejudiciais ao sistema, no entanto um novo cooler exaustor tem sido a solução para muitos usuários para este problema, sendo assim vim dar mais detalhes deste fabuloso aparelho:



PRIMEIRA SOLUÇÃO:
ATUALIZE TODOS OS SEUS DRIVERS
O Windows 10 teve problemas com a compatibilidade de drivers desde o primeiro dia, e esses problemas ainda não foram resolvidos. Portanto, há uma chance de o driver da placa gráfica atual não ser compatível com o Windows 10. Portanto, apenas no caso, acesse o Windows Update (menu iniciar - configurações - atualização e segurança) ou o Gerenciador de dispositivos (Tecle Windows + Pause) e verifique as atualizações de todos os dispositivos incluindo as placas gráficas. Todos os seus drivers precisam ser atualizados, mas fazê-lo manualmente é muito chato, por isso recomendamos que você baixe o Driver Booster para drivers gerais do sistema para fazer isso automaticamente. Tanto a Microsoft quanto os fabricantes de placas gráficas estão cientes de problemas e estão trabalhando nas soluções. Portanto, mesmo que o seu driver da placa gráfica não seja compatível com o Windows 10 agora, isso não significa que ele não será compatível no futuro.




SEGUNDA SOLUÇÃO:
NOTEBOOK COM MAIS DE 1 ANO DE USO ? HORA DE UMA LIMPEZA COMPLETA.
Quando o notebook desliga sozinho durante jogos, isto significa que o sistema de refrigeração interno não esta funcionando adequadamente, para compensar isto o sistema ativa uma medida que faz o notebook desligar sozinho para não estragar devido ao aquecimento excessivo, portanto antes de pensar em coolers externos, primeiro se certifique de que o cooler interno do seu notebook esta com a manutenção em dia, antes de tudo, leve seu notebook a um profissional de informática e solicite um serviço de limpeza, se seu notebook ja possuir mais de um ano de uso provavelmente ja esta na hora de abri-lo, limpar toda a poeira que entope a grade de saida de ar, remover a pasta térmica vencida do processador e colocar outra nova, além de substituir o thermal pad da placa de vídeo, em conclusão, solicite a um profissional para fazer uma limpeza completa no interior do notebook, em seguida use um cooler complementar:






TERCEIRA SOLUÇÃO:
COOLER EXAUSTOR COMPLEMENTAR:
Aqui no blog eu ja apresentei duas soluções para o aquecimento em notebooks, a melhor base resfriadora e no entanto esta é a terceira solução que também pode ajudar muito usuários que tem notebooks que aquecem demais durante jogos, trata-se do cooler exaustor, uma solução portatil:


cooler exaustor para notebook



O aparelho só é compatível com notebooks que possuem saída de ar lateral, e que não haja entradas usb acima ou abaixo dela, nesta saída é encaixado a entrada do cooler, o aparelhinho possuí um sensor térmico que detecta quando a temperatura esta alta, ativando automaticamente a ventoinha interna que suga com alta capacidade todo o acúmulo de ar quente de dentro do notebook, evitando assim que o aparelho suba a temperatura ao ponto de desligar sozinho.




DADOS TÉCNICOS DO COOLER EXAUSTOR:
  • Possui botão on/off
  • Material plástico
  • Durabilidade de cerca de 5 anos
  • Velocidade do cooler 3000 rpm
  • Alimentação USB
  • Encaixe via Adesivo 3M

cooler exaustor para notebooks



Mas afinal vale a pena ? compensa mesmo adquirir este cooler exaustor ? bem eu não posso dar certezas pois ainda não testei visto que meu notebook não possuí saídas de ar laterais, posteriormente estarei trocando de notebook e talvez seja compatível, então poderei complementar este post com minha experiencia, mas nas avaliações dos clientes que ja compraram o aparelho pelo mercado livre estão em sua maioria positivas:
.






 TESTE DE UM EXEMPLAR







QUARTA SOLUÇÃO:
REDUZA ESTADO MÁXIMO DO PROCESSADOR:
Reduzir o estado máximo do processador para o seu notebook (tanto quando está na bateria ou quando o cabo de alimentação está conectado), reduz o desempenho do processador em uma pequena fração (dependendo das configurações) e impede que ele seja usado em potencial máximo por um aplicativo ou jogo, que também irá reduzir o aquecimento térmico.Com base na experiência prática, nota-se que o notebook superaquece mais quando o processador está em execução em 100% do estado do processador. Reduzir o estado do processador em uma pequena quantia ja resulta na redução do temperatura de 10 a 20 graus Celsius, com um impacto pequeno no desempenho e evitando o desligamento da máquina.



Basta clicar com botão direito do mouse sobre o ícone da bateria - Opções de Energia - Configurações do plano de energia - Alterar configurações avançadas de energia - Gerenciamento de energia do processador - Estado máximo do processador, comece definindo 99% e teste para ver se continua aquecendo, se for o caso experimente reduzir para 70%-80%, de acordo com sua experiência e preferência.


3 comentários:

  1. Então pode ser isso que ta acontecendo no meu, ele ta pegando 70 graus pra rodar gta eflc, e eu pensei que era eu que tocava no botão de desligar quando eu ia pausar o jogo, pq eles são proximos, apartir de quantos graus eu preciso me preucupar com a temperatura do not??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a partir dos 70 mesmo, este aparato é apenas uma solução eficiente, mas tem outras no menu a direita >>>>>>>>>>>>>>
      ´´Aprenda a refrigerar seu notebook´´
      ve la.

      Excluir

ANTES DE COMENTAR LEIA PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

DÚVIDAS PRÉ-COMPRA:

* Por que você não fala desse ou daquele notebook ? Porque este site não recomenda todos os notebooks... este site recomenda somente os melhores.

* Os preços estão maiores !? Preços sobem e descem todo instante, prefiro recomendar o que é o melhor possível do que o que é mais barato

* Como sei se um note roda um jogo? Pesquise no youtube por gameplays do jogo com uma configuração semelhante a do seu note. Ex: Cs Go i5 8250U MX150

* Devo escolher melhor processador ou placa de vídeo ? melhor placa de vídeo

* Entre placas de vídeo escolho série MX ou GTX ? GTX

* E entre MX e Intel Graphics ? MX

* Entre processadores escolho série H ou U ? H

* Há muita diferença entre Core i3, i5 e i7 ? i3 é para uso doméstico, i5 é para multitarefas e i7 é para trabalhar com edição.

* Turbo Boost é automático ou devo ativar ? Automático, mas pode desativar ou ativar

* Posso trocar placa de video do note ? Não

* Mas notebook não esquenta muito? Preparamos uma Lista gigante de formas de manter seu note bem refrigerado

* E se eu não gostar do notebook ? Dentro dos 7 primeiros dias de uso ligue pra loja e peça Direito de Arrependimento, vão te dar um código pra enviar o note de graça e te reembolsar sem precisar justificar



DÚVIDAS PÓS-COMPRA:

* Qual a primeira coisa a fazer em note novo ? Remover Bloatware

* Onde baixo jogos ? Steam, Origin e Epic Games

* Devo jogar com note na tomada ou bateria ? Na tomada

* Como configuro meu note para jogos ? Defina modo de energia em Alto desempenho, defina placa de vídeo dedicada como principal, atualize todos drivers com Driver booster e feche processos com Razer cortex

* Meu note esta lento o que fazer ? Desative programas que iniciam junto com windows

* Qual Cooler devo usar ? Clique aqui para ver nossa lista dos melhores coolers.

* Que Upgrades recomenda para note ? Instalar SSD, memória ram (Dual Channel) e trocar a pasta térmica

* Quais Memórias são compatível com meu note ? Acesse o site da crucial
e escolha a opção SCAN COMPUTER, todas memórias compatíveis serão listadas, no manual do seu notebook também diz.

* Meu notebook esta com baixo desempenho em jogos, o que fazer ? veja aqui os possíveis causadores deste problema.

* Tenho muitas duvidas, onde obtenho suporte ? no nosso Grupo