Notebook Esquentando Muito Quando Jogo (Solução)

Um dos maiores problemas de se jogar em notebooks é o superaquecimento, muitas vezes diversos motivos podem levar o notebook muitas vezes estar fervendo de aquecimento e isto acaba por reduzir a vida útil das peças e do aparelho como um todo, diversas empresas lançaram seus suportes com coolers, coolers exaustores extras entre outras soluções, neste post vamos tratar das soluções e o que fazer para resolver este problema para que você possa jogar sem quedas de fps e sem risco de queimar as peças do seu notebook





QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DO SUPERAQUECIMENTO EM NOTEBOOKS ?
As causas podem ser as mais variadas, como: Clima muito quente de sua cidade, saídas de ar frontais do aparelho obstruídas pela tela, cooler interno obstruído por excesso de poeira, pasta térmica do processador vencida, material de apoio do notebook inapropriado, vírus sobrecarregando o sistema etc... diversas são as causas, no entanto as soluções propostas neste post vão desde o nível básico até o nível definitivo, solucionando a questão não importando a causa.


QUAIS SÃO OS PROBLEMAS RESULTANTES DO SUPER AQUECIMENTO:
O super aquecimento em notebooks podem trazer problemas muito sérios, inicialmente ele pode fazer os jogos ficarem travando e diminuir a taxa de fps caso você esteja jogando pois é uma medida de segurança do sistema reduzir a atividade para abaixar as temperaturas, caso você esteja fazendo projetos o aparelho pode fazer barulhos incomuns e desligar inesperadamente pondo tudo a perder, e em casos mais graves, reduz a vida útil do aparelho queimando componentes internos em pouco tempo e reduzindo a autonomia da bateria, em conclusão é um problema que se ignorado pode matar o aparelho em pouco tempo.



MAS O QUE SERIA A SOLUÇÃO ?

LIMPEZA E SEGURANÇA PRIMEIRAMENTE

LIMPEZA NO SOFTWARE:
Alguns fatores relacionados ao software podem ser causadores do superaquecimento, como erros e virus acumulando no sistema, por isto, faça uma limpeza completa no sistema removendo quaisquer ameaças e lixos que possam estar sobrecarregando seu sistema.

LIMPEZA NO HARDWARE:
Se seu notebook ja tem mais de um ano de uso esta dica pode ser útil, com o tempo o aparelho acumula muita poeira no sistema de refrigeração interno, esta poeira pode estar obstruindo o fluxo de ar, leve a um técnico para abrir, limpar o cooler e trocar a pasta térmica que dissipa o calor do processador, ela também tem tempo limitado de validade.





MEDINDO O TAMANHO DO PROBLEMA:

MEDINDO A TEMPERATURA - ADVANCED SYSTEM CARE
Para medir a temperatura do seu processador (CPU), da sua placa mãe e da sua placa de video (GPU) basta usar este programa gratuito, que alem de fazer limpeza do sistema também dispõe de um monitor de desempenho e temperatura ideal para monitorar o sistema:

1 - Baixe a versão gratuita do Advanced System Care
2 - Instale normalmente
3 - No menu Configurações deixe marcado a opção monitor:

como medir a temperatura de um notebook que esquenta demais



FICARÁ ASSIM:





ESCALA DE TEMPERATURAS EM GRAUS CELSIUS: 
(Identificando o estado de aquecimento de notebooks comuns)
50 - 60 = Frio
60 - 70 = Normal
70 - 80 = Aquecimento
80 - 90 = Super Aquecimento
90 - 100 = Ta pegando fogo bicho !!

Obs: Em relação a notebooks gamers as fabricantes informam que temperaturas de 80-90 graus ainda são normais e que passando dos 100 graus é que seria preocupante, mas como calor e hardware nunca se dão bem juntos, continuo recomendando fazer o possível pra manter abaixo dos 70 até por uma questão de conforto também.


SOLUÇÃO BÁSICA: SUPORTE COM COOLER



Esta base resfriadora foi a única que apresentou grande aprovação dos compradores, selecionei ela para recomendar a vocês seguindo os princípios de que ela precisa ter mais de uma fan pequena pois refrigeram mais que apenas uma fan grande e lenta, também o material deve ser uma grade, porem ela é extremamente importante como base pois o material dela é eficiente em dissipar o calor do notebook, ao contrário de outras superfícies (como mesas de madeira, vidro, plástico, seu colo, colchão etc..) que acumulam o calor gerado pelo notebook fazendo-o aquecer ainda mais, portanto a importância desta base resfriadora é essa, dissipar o calor do notebook ao invés de acumulá-lo como outras superfícies o fazem, simplesmente essencial.






SOLUÇÃO INTERMEDIÁRIA: COOLER EXAUSTOR

cooler exaustor para notebook esquentando muito e desligando


Um cooler exaustor é uma novidade que tem ajudado muitos usuários, trata-se de um gadget plugado na entrada usb e encaixado na saída de dar lateral que alguns modelos de notebook possuem, segundo avaliações de clientes que ja compraram, o aparato foi capaz de reduzir até 10-20 graus a temperatura do note, o que ele faz é simples, contando um uma ventoinha de alta rotação ele suga o ar quente com maior força através da saída de ar, impedindo o acúmulo de calor dentro do notebook assim abaixando a temperatura.





Estas soluções acima costumam serem suficientes para a maioria dos casos, no entanto se você ja tentou de tudo e ainda não obteve resultado eis a última e definitiva solução.






SOLUÇÃO EXTREMA: SUPER RESFRIADOR



Infelizmente nem todos os notebooks tem a saída de ar lateral que facilita esta questão, muitos tem saídas de ar frontais e que muitas vezes são obstruídas pela tela do aparelho, até existe um suporte com coolers da coolermaster (strike force sf-19 v2) que é alimentado pela tomada e que seria mais eficiente nestes casos, mas ele não é vendido no brasil, estando disponível apenas no exterior, neste caso, a única solução eficiente que encontrei foi improvisar um suporte com coolers potentes para soprar muito forte embaixo do aparelho, é fácil de fazer, prático e é uma solução extremamente eficiente e definitiva pois as fans são alimentadas pela tomada, no entanto é preciso comprar alguns ingredientes e seguir este passo a passo:





Se você não tem um suporte, pode fazer o modelo com canos de PVC ensinados no tutorial acima que é mais barato aliás, agora se você ja tem um suporte destes fraquinhos e ele não foi suficiente no seu caso, você pode simplesmente substituir os coolers fracos 5V padrões do suporte por coolers de PC 12V que são muito mais fortes, desta forma você aproveita a estrutura do suporte e ganha uma potência muito maior de refrigeração:
















18 comentários:

  1. Então esse é o meu super resfriador que eu fiz
    http://imgur.com/a/RuKCW

    Em baixo como vc pode ver o vão é praticamente uma parte retirada, da parte de baixo, pois os coolers passaram um pouco.
    Achei muito estranho o super resfriador abaixar apenas 5 graus da minha 940m, que só esquenta 16 graus nos jogos, muito pouco, isso sem o resfriador.
    E quanto ao processador, ele esquentar de forma esquisita demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara muito Show seu super resfriador !!! que dahora !!! vc fez muito bem feito, tenho uma dica pra vc melhorar a performance dele ainda mais, ta vendo aquela grade de plastico atras dos coolers ? ela ta abafando a sucção do ar, experimenta remover boa parte dela ! isso ja vai dar uma aliviada no fluxo de ar !

      Excluir
    2. Obrigado marco!! XD Fico contente que vc tenha gostado! UFA!!, fiquei contente que não vou precisar destruir o meu super resfriador, já estava pensando em fazer isso, e fazer aquele de cano pvc do teu site.
      Vou tentar o que vc me recomendou.

      Excluir
  2. comprei esse cooler warior, ele refrigera bem, porem ainda o notebook em games atinge 94° no maximo

    em tarefas simples chega nos 59°

    meu notebook é um acer F5 573G 75A3, proxima compra será um cooler exaustor para ver se dá uma melhorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o seguinte: compra o cooler exaustor, na espatula dele coloque fita dupla face e encaixa na saida de ar fixando a espatula por baixo do notebook, assim ele fica anexado ao notebook sem dar trabalho com o posicionamento, dai voce coloca o note sobre o suporte e tera uma refrigeração dupla, certeza que vai ajudar bastante.

      Excluir
  3. http://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/computadores-e-acessorios/notebook-rog-gamer-asus-g74sx-a1-398498316 Gostaria de saber se esse notebook é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha esse notebook é muito antigo, o processador e a placa de video dele foram lançados em 2011, a placa de video vai ter desempenho semelhante a uma 940m DDR3, ou seja roda muitos jogos modernos, porem alguns so no low, fica esperto pois notebooks usados assim é meio arriscado, procura saber quanto resta de vida util da bateria tambem.

      Excluir
  4. a saida de ar do meu notebook é atrás dele e ele é 15 polegadas vai dar pra usar o Cooler exaustor nele sem problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me diga qual é o nome do modelo do teu notebook ?

      Excluir
    2. é compativel com cooler exaustor, pois a tela não cobre a saida de ar.

      Excluir
  5. o modelo da acer notebook A515-51G-58VH dá para usar a mesa do cooler, e o cooler exaustor? Pois acho que a saida de dar dele é atrás .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola da sim, a saida de ar dele é atras mas a tela não cobre.

      Excluir
  6. Meu pc roda de tudo, inclusive jogos pesados... porém, como estou de férias agr eu decidi voltar a jogar o world of warcraft e meu notebook começou a desligar do nada enquanto to jogando e quando eu vejo ele já tá super quente... eu n tenho cooler nem nada... oq eu faço é elevar ele pra n ficar apoiado na mesa e deixo um ventilador tufão próximo à saída de ar... funciona até mas ele n dura mais do q 30 min 😭😭 to muito triste pq queria muito jogar e n sei se terei como comprar essas coisas por agr... meu notebook é DELL latitude e7240, core i5, CPU 2,4 GHz e 4 GB... ele já vem apresentando problemas de superaquecimento mas nunca chegou ao extremo como agr e estou com medo dele queimar... se eu levar no conserto será q eles conseguem dar um jeito? Já limpei ele todo e troco a pasta térmica com frequência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de levar em um tecnico, busque formas de manter a temperatura abaixo dos 70 graus e teste primeiro pra saber se o desligamento é causado pelo calor, pra isso recorra a suporte com cooler adequado e o cooler exaustor se ele for compativel, usando os dois em conjunto da uma redução boa de temperatura, depois de se certificar que a temperatura esta saudavel durante o jogo, se desligar então a causa do desligamento pode ser outra, ai nesse caso é melhor levar a um tecnico de informatica.

      Excluir
  7. Meu notebook é um dell nao lembro o modelo mas ao lado possui uma grade e em baixo tmb gostaria de saber sugestão para ele. To começando a jogar beamng drive e ta esquentando bastante no low.

    ResponderExcluir

▁▂▃▅▆▇ LEIA AS REGRAS ANTES DE COMENTAR ▇▆▅▃▂▁


- MINHA RESPOSTA SAI EM NO MAXIMO UM DIA, TENHA PACIÊNCIA.

- NÃO POSTE LINKS, CITE NOME DE MODELOS AO INVÉS DISTO

- NOTEBOOK COM DEFEITO ? SOLICITE A GARANTIA DA LOJA QUE VC COMPROU.

- NÃO RESPONSABILIZO POR ALTERAÇÕES QUE VOCÊ FEZ EM SEU NOTE.

- NÃO ENTENDO NADA DE PC DESKTOP, SOMENTE NOTEBOOK.

- COMENTÁRIOS MODERADOS, INAPROPRIADOS SERÃO DELETADOS.


PARTICIPE DO NOSSO GRUPO >>>> https://www.facebook.com/groups/extremenotebookgamers/requests/